segunda-feira, 8 de março de 2010

MARCELO DOURADO (POST DO BLOG TE AMO PORRA)

"Poderia escrever uma bíblia só rebatendo certos comentários do post Fora, Marcelo Dourado, mas sabe uma coisa que CANSA? Então. Quiserem pensar que chamei Dourado de Hitler, beleza. Quiserem linkar meu texto com “Fora Dourado Ateu”, mesmo eu sendo atéia, beleza. Nem vou sugerir um curso de interpretação de texto porque, sei lá, iriam entender que eu chamei a mãe de puta. Ia ser meio chato.Um coisa eu bato palmas. Um ex-vilão, lutador de vale tudo e homofóbico, conseguiu ser o protagonista de uma edição marcada pela diversidade. Bato palmas de pé. Não é qualquer um. Minha completa admiração por quem consegue, não é fácil.Eu não entro com argumentos odiosos sobre o Dourado. O que eu acho, eu acho e pronto. Até leio as críticas favoráveis a ele, mas nem precisaria, já que eu era da torcida dele, sei muito bem como pensa o outro lado. Só quero levantar a questão do fanatismo. Das suas torcidas. Os anti e os pró dourado. Os anti chamam de nazista e pã. E olha. De boa, ele não é nazista. Ele é só um ridículo que quer pagar de culto, grande conhecedor de história, para poder rebater "você sabia que esse símbolo tem mais de 2 mil anos e ZzZZzzZ". Dourado não é um pau no cu nazista. Ele é apenas um pau no cu. Só isso.Cansa ter que explicar. Ver as duas torcidas caindo em erros infantis. Tipo quem justifica um erro usando o erro do outro “mas a Angélica disse que não usava camisinha com mulher porque não era puta”. Caguei pra Angélica, meu texto era sobre o Dourado. Tipo quem diz “O PT roubou, mas o PSDB também!”. É esse MAS que incomoda, não é argumento, sabe. Não é argumento usar o Serginho dizendo que ele é gay e curte o Dourado. Onde que Serginho é símbolo de nego que pensa? O mais fraco de cabeça que já entrou em um bbb, era amigo da Tessália, daí vira e apóia a Lia a votar nela, semanas depois se vira contra a Lia e no dia seguinte opa, melhores amigos de infância de novo. Já vi negra apaixonada por racista. O fato do Serginho ser gay e gostar do Dourado é irrelevante. Falando nisso, curto muito a galera que diz "O Dourado abraçou o Serginho, ele não é homofóbico". Que mundo é esse? O que essa galera bebe que dá esse barato? Quero também.Quando digo que ele é homofóbico. SIM, ELE É HOMOFÓBICO. É o que eu penso. E não abro mão de pensar isso com toda a bandeja de situações que o Dourado me ofereceu. Achar que é normal uma pessoa não querer ouvir conversa de gays, para mim, é a mesma coisa de achar normal quem não quer perto de si nordestinos, ou negros, ou judeus, ou insira-aqui-qualquer-classe-que-tenha-de-nascença-uma-característica.Muita gente acha que a liberdade abrange tudo, e daí surgem argumentos de "nós temos o direito de gostar ou desgostar". E olha, eu concordo, mas continua sendo fobia da mesma forma. Uma das cenas que mais me marcou na infância foi meu pai atravessando uma rua comigo, e eu sabia que não precisava e perguntei “ué, pai, o caminho é por aqui”, e ele “EU SEI, MAS TEM UMA NEGRINHA ALI, NÃO QUERO PASSAR PERTO DELA”. É isso, né cara? Meu pai tinha o direito e a liberdade de atravessar a rua? Claro que tinha. Isso ameniza ou justifica o preconceito dele? Não.Tratar com anormalidade uma situação normal, isso é ter preconceito. Se nego estivesse na mesa falando "Outro dia eu fui na Baronetti...", o Dourado ia pedir para mudar de assunto? Ia? Daí como o assunto era Dama de Ferro ou Le boy, whatever, NÃO PODE FALAR ISSO DURANTE O MEU ALMOÇO. E é uma jogada sensacional, porque as pessoas respeitaram a fobia dele e realmente pararam de falar, então, por essa razão, você não vê o Dourado destilando o preconceito tão característico das primeiras semanas. Não dão mais motivos. Respeitaram um homofóbico no seu direito de não gostar de gays. Brasil, 2010.E mesmo com ele sendo poupado, ainda sim ele se controla demais. Dentro daquele esquema dele conhecer como funciona tudo. O Dourado sabe que não pode falar certas coisas. Hoje ele não se segurou e mandou um "Apesar de viado, seja homem" para o Dicesar. Só que essa declaração veio tarde demais. Não queima ele com o público porque a relação do público com ele já está decidida. Vão com ele até o fim. Não importa o que faça. É bem Alemão II mesmo.Repetindo: Brasil, 2010."

Nenhum comentário:

Postar um comentário